Wilson Javier Cardozo (Tacuarembó, Uruguai, 1965)

Os meus poemas compõem três livros coletivos: Juntapapeles, edições abrelabios, 1996; Poesía, Ediciones de la Plaza, 1998; e Mostra de Poesia da Oficina do Bem-estar Universitário, IMPO, 2013), duas coletâneas pessoais (La primera letrA –ediciones del eclipse, 2000–; reeditado em formato minilivro-ficha em 2017- e –em suporte eletrônico, edições abrelabios, 2009 –), a VI Coletânea Internacional de poesia e narrativa audiolivro Vivencias (Instituto Cultural Latinoamericano; Bs.As., Argentina, 2011) e a coletânea binacional Poesía de los países de Guay (Prensa Universitaria de América Latina; New Orleans, 2018).

Os músicos e intérpretes Enrique Rodríguez Viera, Héctor Numa Moraes, Mario Paz, Gabriel Tesija, Javier Alonso e Manuel Madrid musicaram meus poemas. Algumas dessas versões estão gravadas no CD Livrera do grupo Música para búhos, 2021, no CD Las canciones del taller, volumes 1 e 2 (Sondor-UdelaR, 2009 e 2012, respectivamente) e no CD Somos/música y Poesia en Latinoamérica, de Javier Alonso, cuja gravação culminou em agosto de 2012 nos estúdios TPN em Genebra, Suíça. (Ver minilivro-ficha onde se recolhe uma seleção desses textos musicados: insonoros).

Photo

Fui premiado em vários concursos de projetos culturais, tanto em âmbito universitário como nacional e departamental (Serviço Central do Bem-estar Universitário, Fundo Capital do Município de Montevidéu, Ministério de Educação e Cultura).

Sou co-autor de Alamón. El artista y su circunstancia (abrelabios, 2014), o maior acervo de informações sobre a vida pessoal, obra e crítica do artista plástico uruguaio Gustavo Alamón.

Publiquei resenhas, pesquisas e entrevistas em jornais e revistas uruguaias e em publicações eletrônicas brasileiras, venezuelanas, mexicanas e espanholas (Verbo 21, Jornal de Poesía, Letralia, Opinatio, Archipiélago e Más Educativa, entre outras) e prefaciei livros de prosa e poesia (por exemplo, Libres y Esclavos, de Horacio Bernardo e El frasco azul, de Washington Benavides).

Como poeta, tive o prazer de inaugurar o XIII Festival Internacional de Poesia de Cartagena de Indias, (FIPCA; Cartagena, Colômbia, 2009). Desde 2011 até hoje, fui convidado para feiras de livros no Uruguai (San José e Tacuarembó) e para a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, para apresentar livros, realizar conferências sobre TIC e gestão cultural no Uruguai ou apresentar experiências de promoção da leitura e do livro. Em novembro de 2012, participei como convidado do VIII Campus Euro-Americano de Cooperação Cultural (Cuenca, Equador).

Em dezembro de 2017, mais uma vez participei como convidado especial (juntamente com uma delegação de poetas e músicos uruguaios) do XXI FIPCA que homenageou os conterrâneos escritores Mario Benedetti e Eduardo Galeano.

Compartilho o link para uma das mais recentes atividades públicas em que participei. Foi realizado por ocasião das comemorações do Dia do Livro no Uruguai. Fui convidado especial de una “live” con estudiantes, professores e público em geral organizada pela biblioteca das escolas secundárias 2 e 5 da cidade de Rivera (onde resido desde 2014) no âmbito do projeto “Mojones literarios / ciclo Conversando con escritores”. Agradeço à equipe organizadora da atividade pelo registro deste material audiovisual.

Signature

abrelabios