Juntamente com Zenia García Ríos, participamos da série de palestras organizadas pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas da UniNorte (Paraguai).
A colega Luz Gaona foi a principal coordenadora da nossa segunda visita nos últimos três anos (desta vez apenas virtualmente) àquela excelente universidade.
A partir de projeto apresentado ao Ministério da Educação e Cultura na convocatória Terramar 2021, fui selecionado para o curso de formação para indústrias culturais e criativas correspondentes a departamentos localizados na região de fronteira com a República Federativa do Brasil. São instâncias de treinamento destinadas a promover a internacionalização para o Brasil dos projetos selecionados.
As sessões de streaming do festival "Livrera" em sua edição de 2021 contaram com a participação de poetas e músicos de várias nacionalidades que se comunicaram da Argentina, Brasil, Costa Rica, México, Suécia e Uruguai.
Com Zenia García Ríos cuidamos da organização do evento, da administração da plataforma de transmissão e da apresentação dos convidados especiais em ambas as sessões.
No 83º aniversário do assassinato do poeta Federico García Lorca e seu desaparecimento físico, a Federação Internacional de Escritores pela Liberdade (Bahía Blanca, Argentina) promoveu um encontro internacional virtual para lembrá-lo e promover atitudes de rebeldia cultural. A "versão uruguaia" do encontro foi coordenada pelo poeta de Rivera Michel Croz e transmitida ao vivo -através de uma plataforma eletrônica- no YouTube e Facebook.
Juntamente com vários dos actuais membros da direcção abrelabios, participei no evento.
Por ocasião da noite poético-musical realizada para comemorar o 23 aniversário da biblioteca Raúl Gómez Jattin e do centro cultural Las Palmeras (Cartagena, Colômbia; 31/07/21), fui convidado a participar virtualmente.
participación virtual (2021)
Por ocasião das comemorações do "Dia do Livro" no Uruguai, fui convidado especial de uma “live” com alunos, professores e público em geral organizada pela biblioteca das escolas secundárias 2 e 5 da cidade de Rivera (onde resido desde 2014) no âmbito do projeto Mojones literarios / ciclo Conversando con escritores. Os registros audiovisuais que são compartilhados ficaram a cargo da equipe organizadora da atividade.
Dia do Livro no Uruguai (2021)
Uma nova edição da revista literária “Gure Zurgaia” foi apresentada em Bilbao. Trata-se de uma publicação inteiramente impressa em papel, sem versão eletrônica na Internet, cujo correspondente no Uruguai é Marcelo Sosa Guridi. Nesta edição incluíram meus poemas "Cotidiano" e "Tarot".
Participei, com os conteúdos fornecidos pelo grupo abrelabios, do ciclo Livrera do programa "La montaña mágica" (transmitido pela TVL Pando e Vera TV, retransmitido em mais de 180 canais de televisão no Uruguai e outros países americanos).
contenidos para retransmisión (2021)
Participei, com os conteúdos fornecidos pelo grupo abrelabios, no ciclo Livrera do programa "La montaña mágica" (transmitido pela TVL Pando e Vera TV).
em La montaña mágica (2020)
Por ocasião da apresentação (via videoconferência) do livro Panelas & Palabras – Cozinha e Poesia (Bilíngue e Misturado), de Verônica Loss e Michel Croz, participei para comentar a experiência do festival Livrera e discutir a mais recente publicação de Croz e Loss.
interviniendo na apresentação (2020)
Graças ao projeto Fulbright "Uruguay en el contexto de la diáspora africana", a mobilidade do Dr. Marvin Lewis dos EUA para o Uruguai foi possível ao longo de setembro de 2019.
As negociações no Uruguai estiveram a cargo, de forma central, do trabalho coordenado que mantivemos principalmente com Patricia Vargas (para a sede uruguaia da Comissão Fulbright) e a excepcional ativista afro-uruguaia Beatriz Santos Arrascaeta, de Montevidéu.
Fiz insonoros para o público em geral, na sede da Associação de Escritores de Santa Fé. Tratou-se de uma atividade de leitura de poemas, intercalada com as gravações em áudio das versões desses poemas executadas por músicos uruguaios e espanhóis.
Com a inauguração formal do “Edifício Fundación del Banco República Oriental del Uruguay”, também foi habilitada a nova sede do Serviço de Biblioteca (Zabala 1520, Montevidéu, Uruguai).
Três meses antes, foi realizada a mudança do acervo bibliográfico daquele Serviço. Na fase final, a arquiteta Patrícia Chao (do Departamento de Gestão Predial) teve a esplêndida ideia de que as divisórias transparentes que se colocariam naquele local serviriam também para a divulgação de poesia.
Por acaso (talvez pelo excessivo apreço de amigos como o arquiteto Jean Pierre Sarthou) tive o raro privilégio e responsabilidade de ser o responsável direto pela seleção de textos de quase uma centena de poetas uruguaios e estrangeiros que -através de um plotter de impressão- instalaram-se nesse suporte: as duas divisórias centrais e as quatro laterais da nova sede do Serviço de Biblioteca do BROU.
A sequência de postagens sob o título “lecturas de mampara” (Leituras de divisórias) no facebook é uma amostra dessa seleção de textos: https://www.facebook.com/abrelabios/posts/4338521042850872
mamparas repletas de poesía (2018)
Juntamente com Artur Montanari, da livraria Marco Zero, e Zenia García Ríos, presidenta do grupo de gestão cultural abrelabios, criamos e iniciamos as negociações para a realização (em junho de 2019) do primeiro festival poético-musical internacional Livrera na conurbação Uruguaia- brasileira das cidades de Rivera e Santana do Livramento.
Integrando a décima oitava sessão do IX Simpósio Internacional de Humanidades "Escritores sin fronteras / Un encuentro interdisciplinario" (Faculdades de Educação e Ciências Humanas e Pós-Graduação da Universidad del Norte; 21-24/08/2018), apresentamos, juntamente com Zenia García Ríos, o livro Poesía de los países de guay (Prensas Universitarias de América Latina; New Orleans, EEUU, 2018) que reúne textos de quase trinta poetas uruguaios e paraguaios.
Pela minha participação, como convidado especial, no XXI Festival Internacional de Poesía de Cartagena (Cartagena de Indias, Colômbia) juntamente com uma delegação de poetas e músicos uruguaios, edições abrelabios reeditou, em formato minilivro-ficha, minha primeira coletânea de poemas.
Fui responsável pela revisão e correção de estilo dos relatórios finais de onze mesas de Diálogo Social. Este trabalho foi realizado no âmbito do projeto Diálogo Social (do Serviço Central de Extensão e Atividades no Meio da Universidade da República) sob a orientação do Dr. José Miguel Busquets, coordenador do projeto.
O processo de Diálogo Social “Uruguay hacia el futuro” foi convocado pela Presidência da República e realizado por uma equipe interinstitucional; seu objetivo era gerar insumos em diversas áreas e temas, para ajudar a produzir uma estratégia de desenvolvimento do país, sustentável no médio e longo prazo. No final de 2017, foram publicados os relatórios finais de todo este processo.
Por ocasião da primeira Bienal Internacional de Poesia realizada em San José de Mayo (simultaneamente à X Feira de Promoção da Leitura e do Livro naquela cidade) participamos, juntamente com Enrique Rodríguez Viera, realizando um recital poético-musical. Como brinde aos participantes, foi especialmente editado um mini-livro-ficha chamado insonoros, acessível eletronicamente em issuu.
Fui especialmente responsável pela edição eletrônica da Conferência anual (da Área Sócio-Jurídica) sobre a alteração do Plano de Estudos da Faculdade de Direito. Nesse momento, ficámos especialmente gratos por esta oportunidade de participação (não só pessoalmente, mas também de outros colegas do grupo abrelabios) o que reitera a ligação que já tivemos com esta área académica em outras ocasiões. Todo o material está disponível em:
https://wold.fder.edu.uy/contenido/areasociojuridica/contenido/anuario8-asj-junio.pdf.